A Bienal do Livro Bahia 2024, terá convidados baianos em todos os painéis e mesas de debates. Itamar Vieira Jr., vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, é um dos nomes confirmados. Sob o tema ‘As Histórias que a Bahia Conta’, a edição deste ano ocorrerá entre os dias 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. A programação e os ingressos estão disponíveis no site do evento.

Segundo os organizadores, as mesas de debates terá 60% dos participantes mulheres, diversos autores negros e negras, autores LGBTQIAP+ e representantes dos povos indígenas.

“Essa representatividade faz com que a Bienal Bahia seja um evento de grande importância para o fomento da cultura de um estado que é tão importante para o Brasil, assim como uma oportunidade para aproximar os leitores do universo dos livros. A Bienal nos apresentará uma programação bastante diversa, rica, plural e propositiva de novas ideias, como é a própria Bahia. É um evento com identidade e personalidade próprias, que cresce cada vez mais”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions.

Também marcarão presença na Bienal Pedro Rhuas, Paula Pimenta, Socorro Acioli e Thalita Rebouças, expoentes da literatura brasileira contemporânea; além de celebridades como Daniela Mercury, Bruna Lombardi e Zélia Duncan.

Entre os convidados internacionais estão os autores Abdi Nazemian e Scholastique Mukasonga.

Ao todo, a Bienal terá mais 170 autores, personalidades e artistas que produzirão mais de 100 horas de conteúdo para todos os públicos A programação será realizada em três diferentes espaço — Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil.

Players do mercado editorial

Entre as novidades desta edição está a presença de quatro das maiores editoras do país, que farão suas estreias no evento: Companhia das Letras, Rocco, HarperCollins Brasil e Globo Livros. Elas se juntam a outras empresas do segmento literário, como a Cortez, a Mostarda e a Malê, que retornam à Bienal após a ótima repercussão e o sucesso de vendas alcançados na edição anterior.

Todas levarão para os estandes seus principais títulos, lançamentos e ações especialmente pensadas para o público baiano.

 

A chegada das quatro grandes marcas posiciona a Bienal Bahia como um evento literário nacional, e não mais regional. Tal chancela do mercado tem origem na demanda do próprio público baiano, já que o comparecimento das citadas editoras vem em resposta aos inúmeros pedidos dos leitores. Como consequência, o setor editorial passa a reconhecer o potencial do evento enquanto oportunidade de fortalecimento de imagem, aproximação com os consumidores de literatura e realização de ótimos negócios.