O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, defendeu nesta segunda-feira (19/2) a criação de um novo circuito para o Carnaval de Salvador. Ele citou três locais onde o percurso de trios poderia ser organizado: na Avenida Paralela, na Cidade Baixa e no bairro de Itapuã. “Temos diversas opções”, afirmou Jerônimo em entrevista à imprensa durante evento em Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia.

O gestor estadual citou o fechamento de portais de entrada de foliões dos circuitos como sinalização do problema de superlotação dos atuais percursos dos trios elétricos. “Na abertura do Carnaval, na quinta-feira (8/2), os bombeiros demandaram e a Polícia Militar (PM) fechou os portais da Avenida Carlos Gomes e da Avenida Sete”.

No sábado de Carnaval (10/2), a PM fechou as entradas para a Barra devido à superlotação após problemas nos trios e atrasos na saída de blocos que chegaram a quatro horas. “Quando um trio quebra ou atrasa, as pessoas vão se juntando. E isso pode causar um transtorno muito grande de segurança”, comentou o governador. No último dia da folia, terça-feira (11/2), foi a vez do Pelourinho ser fechado por não comportar mais foliões.

Com isso, os três circuitos oficiais – Campo Grande, Barra-Ondina e Pelourinho – tiveram portais bloqueados no último Carnaval em momentos diferentes. Na entrevista, Jerônimo reforçou que a PM segue em investigação sobre os três estupros denunciados durante o Carnaval. “Ficamos tristes com os três estupros e estamos em cima querendo descobrir e se preparar para zerar esses números perversos de desrespeito a mulheres no ano que vem”, disse o gestor.