A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prossegue, nesta segunda-feira (19/2), com as ações de combate à dengue em Salvador nos locais onde houve festas de Carnaval. Será utilizada UBV Pesada (carro fumacê) na Barra, Ondina, Garcia, Campo Grande, Nordeste de Amaralina e Itapuã. O trabalho do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começa a partir das 18h.

A estratégia teve início no pré-Carnaval, com o objetivo de eliminar os mosquitos através da identificação de criadouros, utilizando o tratamento focal e com a aplicação de inseticida pelo carro “fumacê”.

ESTATÍSTICAS

Apesar do aumento de casos em diversas cidades do Brasil, Salvador apresentou redução em 54% dos casos prováveis da dengue até o dia 15 de fevereiro, quando comparados com o mesmo período de 2023. Os casos confirmados também diminuíram – foram 453 nesse mesmo período do ano passado, contra 154 em 2024.

“Durante a semana serão realizadas ainda atividades de inspeção em unidades de saúde, locais de ensino e de grande circulação de pessoas, tais como estações de transbordo, metrô e marítimas para o combate ao mosquito transmissor das arboviroses”, afirmou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.

A gestora reforça ainda que o Carnaval passou, mas diversas medidas cotidianas contra o mosquito podem e devem ser adotadas e intensificadas principalmente pela população, uma vez que o combate à dengue requer união e esforços conjuntos. “Caso perceba locais de água parada, entulhos, tanques sem cobertura, armazenamentos incorretos e inadequados, elimine-os ou ligue para o 156 para pedir uma visita do CCZ. Seja você também um agente transformador na sua comunidade”, orientou Ana Paula.