O resultado do Carnaval para os bares e restaurantes superou as expectativas, segundo levantamento preliminar da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em cidades como Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, o setor faturou 15% a mais do que em 2023. Fatores como as altas temperaturas e a grande movimentação de foliões nos quatro dias de festa podem ter contribuído para o crescimento, aponta a associação.

Em outras capitais do Nordeste, como Natal, no Rio Grande do Norte e São Luís, no Maranhão, houve um aumento de 20% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo em cidades em que não há festas tradicionais de Carnaval, o cenário foi positivo para muitos estabelecimentos, de acordo com dados da Abrasel. Alguns bares e restaurantes em Curitiba, no Paraná, que se prepararam especificamente para receber consumidores durante o feriado, chegaram a registrar alta de até 20% na movimentação, em comparação a 2023. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, alguns estabelecimentos chegaram a registrar um aumento de até 10% no faturamento.

“A organização e o planejamento dos eventos, tanto por parte dos governos estaduais quanto municipais, e o investimento em segurança, foram primordiais para atrair os foliões para as ruas, movimentando ainda mais o nosso setor. Essas ações fazem a diferença porque estimulam as pessoas a circularem e, consequentemente, consumirem mais nos bares e restaurantes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

QUEDA NO FATURAMENTO

Em Fortaleza, capital do Ceará, houve uma queda de 30% no faturamento, devido às fortes chuvas que afetaram a cidade durante o Carnaval. Fora da rota da folia, a maioria dos estabelecimentos em Florianópolis, em Santa Catarina, também registraram faturamento menor que o mesmo período em 2023.