O Dia Mundial do Teatro é celebrado em 27 de março. Neste ano, a Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secult-BA, realizará o projeto Janelas Cênicas – Papo Live, que trará uma série de encontros, em formato bate-papo, com convidados que realizam trabalhos em diversas frentes no campo teatral baiano.

As lives acontecem de 25 a 27 de março, sempre às 19h30, com uma hora de duração, e terão mediação do coordenador de Teatro da Funceb, Leonardo Teles. Nos bate-papos serão discutidas diferentes perspectivas e atualizações do fazer teatral, desde processos de aprendizagem, formação, poéticas de criação e outros temas que possam inspirar expectadores a estabelecer pontes de conexão entre o teatro e outras áreas do conhecimento.

“O projeto recebe esse nome ao partir do entendimento poético de que as ‘janelas’ são aberturas para descobertas, visibilidade, contato com o que está além do nosso lugar e que, de algum modo, faz parte do nosso lugar. Um bate-papo entre ‘janelas’ denota também uma diálogo mais íntimo, popular, que está sujeito também a interações com outras pessoas em passagem (público, espectadores)”, explica Leonardo Teles.

Convidados

O primeiro convidado das lives do Janelas Cênicas será Paulo Atto, de Irecê, que vai falar sobre Cenas do Interior – Poéticas versus modos de produção. Paulo é diretor teatral, produtor cultural e dramaturgo. Desde 1984, atua como curador, gestor e consultor em projetos de arte e cultura. Participou de programas, festivais, seminários sobre artes cênicas em diversos países como Alemanha, Cuba, Dinamarca, Suíça, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Rússia. Dirigiu mais de 30 espetáculos. A live está marcada para o dia 25 de março, às 19h30, no instagram da Funceb.

No dia 26 Luciana Comin, de Salvador, será convidada para falar sobre Vozes de um Mundo Novo – Construindo pontes em teatro para as infâncias e juventudes. Luciana é dramaturga, roteirista, educadora e atriz. Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral (Ufba), onde também obteve os graus de Mestre e Doutora em Artes Cênicas, participou de mais de 20 espetáculos em Salvador. Dirige e é artista do grupo Teca Teatro, onde desenvolve pesquisa e criações com crianças e para crianças. É a presidenta do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude CBTIJ-ASSITEJ-Brasil.

Por fim, no dia 27 de março, Jamile Cruz, de Euclides da Cunha, falará sobre Teatro na educação: experiências no ensino de teatro com pessoas com deficiência e a implantação da primeira escola de teatro em Euclides da Cunha. Atriz, licenciada em teatro e mestre em artes pela Universidade Federal da Bahia, Jamile Cruz atua também como especialista na formação de professores em Letras/Libras na Universidade Estadual da Bahia. Atuou como professora de Teatro no Grupo de Teatro Griô (Salvador), possui mais de três mil horas de aprimoramento artístico curricular em oficinas, workshops, cursos, seminário e colóquios voltados ao Teatro, preparadora de elenco e diretora teatral.

Serviço:

Janelas Cênicas – Papo Live

Quando: 25 a 27 de março de 2024, às 19h30

Onde: Instagram da Funceb @funceboficial

Convidados: Paulo Atto (25/03), Luciana Comin (26/03) e Jamile Cruz (27/03)