Nesta terça-feira (20), a partir das 19h, a Varanda Cultural do Olodum, situada na Rua Gregório de Matos, 22, Pelourinho, se colore com as cores do bloco para celebrar mais uma apresentação do projeto Viva Verão, realizado pela Prefeitura. O grupo vai cantar os sucessos de carreira e também a música-tema do Carnaval, na voz de Lucas di Fiori, Lazinho e Narcizinho, que retorna depois de três anos. O projeto será uma oportunidade de reviver momentos das festas populares e da folia, além de fazer uma prévia dos 45 anos do bloco afro, a serem completados em abril.

“Estamos felizes em participar desse projeto e vamos nos apresentar ainda no clima do que foi o nosso Carnaval. Sem dúvidas, será um grande reencontro com nosso público. Vamos celebrar com muito samba-reggae o excelente momento que o Olodum está vivendo, relembrando grandes canções e também momentos marcantes da última festa. Será uma noite muito especial”, contou Jorginho Rodrigues, presidente executivo do bloco.

Jorginho definiu o verão do Olodum como um período surpreendente, marcado pela realização de vários eventos gratuitos, a exemplo dos ensaios aos domingos no Largo do Pelourinho, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

“Estes eventos permitiram a todos que amam a nossa música que tivessem acesso às apresentações do Bloco. Também foi um resgate de símbolos importantes da nossa história como os ensaios no Largo do Pelourinho, e fechamos com um Carnaval democrático e popular, ampliando os dias de desfile sem cordas para a sexta e a terça-feira, na Avenida (Circuito Osmar). Também trouxemos de volta o Bloco Mirim gratuito. A nossa avaliação é que essas ações foram um grande sucesso e a nossa ideia de voltar aos braços do povo, deu certo. Estamos muito felizes com o resultado”, acrescentou.

O tema de Carnaval do Olodum este ano foi “Wodaabe: O Povo do Sorriso – Uma História de Beleza e Diversidade”. Os Wodaabe ou fulanis são povos nômades, comerciantes e criadores de gado que habitam os desertos africanos e estão espalhados por diferentes países como Nigéria, Camarões, Chade, República Centro Africana, República Democrática do Congo e Senegal. Com o tema, o bloco desfila a beleza e diversidade desse povo singular.

Projeto – Realizado pela Prefeitura, através da Secult, o projeto Viva Verão visa prolongar a temporada de eventos na cidade até o fim do mês, já que o Carnaval, este ano, terminou mais cedo. No último final de semana se apresentaram gratuitamente Malê Debalê, Cortejo Zambiapunga, Mariene de Castro, tendo Lia de Itamaracá como convidada e as Ganhadeiras de Itapuã, na sexta (16). Cortejo Afro, Majur e Gloria Groove com participação de Hiran, no sábado (17). E Ilê Aiyê e Novos Baianos, no domingo (18).

No próximo sábado (24), se apresentam na Praça Cairu, no Comércio, a Banda Didá, Márcia Short e as Ayabass, projeto das cantoras baianas Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna, criado em 2018. No domingo, sobem ao palco Filhos de Gandhy, Timbalada e Gaby Amarantos, encerrando o projeto.