A CAIXA Cultural Salvador divulga programação especial de arte-educação para o mês de abril, com programação especial alusiva ao dia da conscientização do autismo. A agenda contempla uma série de atividades que vão desde cursos voltados a inclusão digital para idosos até apresentação de K-pop (Música Pop Coreana) voltada para o público adolescente. As atividades oferecidas são todas gratuitas e as inscrições podem ser feitas no site da CAIXA Cultural.
A programação completa pode ser conferida abaixo:
Jornada pedagógica: Inclusão digital
Durante todas as sextas-feiras do mês, ocorrerá a jornada “Inclusão Digital para Idosos”, que objetiva aproximar o público-alvo ao universo digital, com informações quanto às ferramentas disponíveis nos celulares e ao mundo da web. As turmas formadas abordarão as funcionalidades do Google até a compreensão de diversos aplicativos e funções básicas dos smartphones.
A jornada de inclusão digital ocorrerá nos dias 05, 12, 16 e 26 de abril, com turmas das 10h30 às 12h e das 15h30 às 17h.
Contação de histórias: O Menino só
Há muitos meninos sós no mundo. Apenas no Brasil, estima-se que sejam em torno de dois milhões. “O menino só” fala de forma poética sobre o complexo e pouco conhecido mundo das crianças autistas, que não apresentam estigmas físicos visíveis, mas têm necessidades muito específicas para poder se desenvolver. A atividade acontece nos dias 6, 7, 13 e 14 de abril, das 10h às 11h.
Moína é uma menina muito curiosa, de origem indígena, e que adora se aconchegar nos braços da avó para ouvir histórias. Ela quer entender o sentido de sua vida, as suas transformações. Mas uma história em especial revelará à menina o sofrimento pelo qual seu povo passou, as descobertas e a sabedoria de seus ancestrais e como conseguiram a cura de um de seus bens mais preciosos: a Terra.
A atividade acontece nos dias 20, 21, 27 e 28 de abril, das 10h às 11h.
Encontro cultural: Diálogos sobre o TEA na Educação
Encontro direcionado especialmente aos educadores. Tem como objetivo promover uma compreensão mais profunda do processo de aprendizagem das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enquanto oferece um espaço para o compartilhamento de experiências e práticas inclusivas. Serão apresentadas informações atualizadas sobre o TEA, desmistificando conceitos equivocados e promovendo um entendimento mais preciso, além de, explorar estratégias de inclusão escolar. O encontro será no dia 06 de abril, das 15h às 16h30.
Escrita para crianças
A autora Luiza Meireles fala sobre os seus livros que abordam a temática das diferenças e com personagens cheios de características especiais, os quais vivem muitas aventuras, desvendam mistérios com os amigos e aprendem a respeitar e valorizar a própria vontade. Através do compartilhamento de suas experiências de escrita, ainda na infância, e sua relação com o hábito da leitura, Luiza vai demonstrar o método que ela criou e utilizou para escrever suas histórias com o objetivo de incentivar que outras crianças também criem suas próprias histórias. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a arte da escrita, edição e publicação de um livro infantil. A atividade acontece dia 07 de abril, das 15h às 16h30h.