No próximo dia 9 de dezembro (sábado), o Ilê Aiyê promove o Festival de Grãos Wajeum Ilê Aiyê, uma mistura de gastronomia ancestral e música, a partir das 12h, na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu. O ingresso inclui camisa do evento, que dá direito a um Buffet de grãos, alimento este que foi domesticado e cultivado desde as primeiras civilizações no continente africano. O almoço será acompanhado pela apresentação artística da Band’Aiyê, atração musical do evento, enaltecendo a cultura e tradições afro a partir da percussão. Ingressos disponíveis em: https://www.bilheteriadigital.com/wajeum-ile-aiye-festival-de-graos-09-de-dezembro
No cardápio, as opções de entrada são caldo de sururu, caldo verde, abará e acarajé. Já como prato principal, serão servidos cinco tipos de grãos, todos acompanhados de guarnições como saladas, couve refogada, farofa e laranja. São eles: Feijoada de feijão branco com frutos do mar (Yemanjá), Feijoada de feijão preto (Nanã), Feijoada de grão-de-bico (Oxóssi), Feijoada de feijão-de-corda (Caboclos) e Feijoada de feijão mulatinho (Ogum). Para adoçar o paladar, doces regionais compõem a sobremesa do Buffet.
Ao longo de mais de duas décadas, o Ilê Aiyê vem promovendo o Wajeum, que significa “vamos comer” em yorubá e que se relaciona, de alguma forma, com a comida dos Orixás. A gastronomia baiana é uma mistura da comida sagrada dos terreiros de Candomblé com a criatividade dos nossos ancestrais que viveram na condição de escravos, ficando por muito tempo restrita ao conhecimento e consumo das classes populares. Antes conhecida como “comida de senzala”, hoje tem atraído cada vez mais mais sofisticados degustadores da boa culinária.