O Vereador André Fraga (PV) apresentou um projeto de Indicação, na Câmara de Salvador, para que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) possa transformar o axé music em patrimônio imaterial do Estado da Bahia.
Fraga atende ao anseio da cantora Sarajane, que vem encabeçando um movimento para tornar imaterial o estilo musical, que rompeu o período carnavalesco e é reconhecido em todo o país.
Conforme matéria do Portal M!, publicada no fim de semana, Sarajane quer reconhecer o ritmo, que projetou nomes como o dela próprio, Luiz Caldas, Daniela Mercury e Ivete Sangalo.
No projeto de Indicação, Fraga afirma que o axé music desempenhou um papel fundamental na promoção e preservação das tradições musicais e culturais da região. “Ao reconhecê-lo como patrimônio imaterial, estamos contribuindo para a salvaguarda de uma parte importante da identidade baiana”.
Vereador André Fraga
O vereador diz que o estilo musical baiano transcendeu as fronteiras do Estado e tornou-se um ícone da cultura brasileira. “O reconhecimento valoriza não apenas a herança cultural da Bahia, mas também seu impacto na formação da identidade nacional brasileira”, pontua.
O Governo da Bahia pode tornar o axé patrimônio imaterial por meio do Ipac (Instituto do Patrimônio Artisto Cultural).