Durante a reinauguração do monumento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, o secretário estadual Bruno Monteiro comentou, nesta quinta-feira (10), sobre interlocução do Governo do Estado com a Prefeitura no setor cultural. Monteiro enfatizou a “boa relação” que mantém com o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, e com o titular da pasta municipal, Pedro Tourinho.

“Converso muito com o secretário Pedro Tourinho, nós temos uma boa relação. Agora é claro, tudo aquilo que a gente pode fazer juntos, nós temos dialogado, falado sobre isso, quando a gente pode a gente reúne, quando a gente não pode a gente fala pro telefone, mas nós temos um diálogo muito fluido”, disse.

Na oportunidade, o secretário estadual ainda garantiu que respeita o espaço da gestão municipal nas construção de ações e projetos para a capital baiana, mas defende uma construção coletiva do setor no estadual. “Também respeitando que são coisas que a prefeitura tem que tocar, que o estado toca, então a gente também respeita o papel de cada um nessa construção, mas sabendo que sobretudo a cultura é uma construção sempre coletiva”, comentou.

Já sobre o monumento, Bruno Monteiro ressaltou a importância da homenagem para a Ialorixá e afirmou que a condecoração “simboliza a luta das religiosidades matriz africana, sua afirmação, a sua produção intelectual, inclusive, que deixou marcas tão importantes”. Mãe Stella de Oxóssi também deu uma importante contribuição no mundo da literatura, como jornalista, a Ialorixá escreveu livros voltados para a preservação da cultura de terreiro.