O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, falou, ao bahia.ba, a respeito das suas expectativas com a Flipelô 2023, que teve abertura na noite da quarta-feira (9) e inicia as suas atividades nesta quinta-feira (10) e vai até o próximo domingo (13).
Nesse sentido, Guerreiro ressaltou o que chamou de “casamento perfeito” entre a Feira Literária do Pelourinho e a homenageada desta edição: Mãe Stella de Oxóssi.
“A Flipelô hoje é uma das maiores festas literárias do país. E este ano a homenagem à mãe Stella, pra mim, teve um caráter importantíssimo, porque trouxe uma primeira preta homenageada, que também é uma líder religiosa e um intelectual. Então eu acho que esse casamento foi perfeito. A Flipelô aí começando com potência total, vários debates, várias discussões, um movimento incrível no todas as idades e essa homenagem casando com a recolocação da estátua”, projeta.
Ele falou com o bahia.ba durante o evento que marcou a reinauguração da estátua de Mãe Stella, na ligação entre Avenida Paralela e Stella Maris, e comemorou a volta do equipamento. “Porque o monumento não é um monumento apenas, é um monumento da cidade de Salvador”.