Com o fim da 16ª edição do Comida di Buteco, a capital baiana se prepara para consagrar o campeão da competição na cidade, o resultado será divulgado no dia 24 de maio.

Tendo como mote “A vida é feita de buteco!”, a edição 2023 abriu as votações em 7 de abril e foi até 7 de maio, com 46 estabelecimentos participantes, sendo que destes 23 concorrem pela primeira vez.

Com bares espalhados por mais de 30 bairros da cidade, os petiscos foram ofertados com preço fixo de R$30 por prato, tendo como tema as ervas e especiarias.

O coordenador regional do Comida di Buteco, Max Rogers, comemora o resultado e reafirma o compromisso do concurso em valorizar os botecos da cidade. “Cada vez mais estamos nos aproximando de conquistar e incluir no calendário oficial o ‘mês dos butecos’, justamente no período de abril onde notamos que é um mês de baixo movimento nos bares em Salvador, por isso estamos lutando sempre no intuito tornar esse sonho em realidade. Estou muito feliz pela dedicação dos butecos participantes de Salvador, se mostraram fortes, empolgados, trazendo novidades, alegria e o mais importante a essência na preparação dos petiscos que só os soteropolitanos tem”, conta.

A competição ampliou a valorização e visibilidade dos bares locais, resultado que pode ser visto no aumento das visitações e vendas. “Muito mais que uma eleição do melhor buteco da cidade, o Comida di Buteco se tornou uma plataforma de transformação social. Os donos de butecos são, em sua maioria, pequenos empreendedores que lutam diariamente para manter seus negócios funcionando. Esses estabelecimentos guardam verdadeiras pérolas da gastronomia nacional. Com isso, a competição ajuda a dar visibilidade a quem, geralmente, não tem como fazer grandes divulgações. Agora é dar continuidade ao trabalho, porque a nossa corrente do bem não para.”, acrescenta Max.

Após eleger o ganhador de cada cidade, o concurso segue para a segunda etapa, a votação para eleger o melhor boteco do Brasil. Uma nova comissão de jurados será escolhida para visitar os campeões de cada cidade e cada boteco vencedor receberá três jurados nacionais para a reavaliação das quatro categorias: sabor e apresentação do petisco, atendimento ao público, higiene do local e temperatura da bebida.