“Um Carnaval em cada Esquina” é o tema escolhido pelo governo da Bahia para celebrar a folia de 2023, em reverência ao cidadão, músico, cantor, compositor e poeta Moraes Moreira.

Infelizmente, a partir deste ano, a festa não teve mais sua presença. A música do Brasil e do mundo, em 2020, perdeu o artista baiano, falecido, aos 72 anos, vítima de um infarto fulminante.

O Carnaval depois de um hiato de dois anos, por conta da pandemia, retornou com este vazio. Mas a sua obra, eternamente viva, mantém o artista em plena sintonia com o seu público.

Moraes Carnaval Moreira, como ficou conhecido o primeiro cantor de trio elétrico, era um craque da poesia, essencialmente popular, enraizada em diferentes tons. Dos pífanos aos eletrônicos, todo acompanhamento instrumental foi para ele um auxílio luxuoso em sua criatividade “in natura”.

A incontestável riqueza musical de Moraes é uma constatação óbvia. “Toda homenagem pra Moreira é pouco!”, foi o que disse o pai da Axé Music, Luiz Caldas, em um vídeo gravado para a nossa reportagem.

Alguns shows acontecem neste Carnaval, em Salvador, como forma de tributo ao artista. Davi Moraes, guitarrista e filho de Moraes Moreira, está sendo anfitrião de quatro apresentações. Na quinta-feira (16/2), a bordo do Camarote Andante, esteve na companhia de Moreno Veloso, Roberto Barreto e Russo Passapusso (BaianaSystem) e Marcia Castro.

Ontem (18/2), Davi mandou seu recado no Palco Axé Pelô, localizado no Largo da Tieta, no Pelourinho. Neste domingo (19/2), na Praça Castro Alves, ele recebe, mais uma vez, Marcia e Moreno, além de Baby do Brasil, grande parceira de Moraes Moreira, no grupo Novos Baianos, e também símbolo do Carnaval da Bahia.

Na sexta-feira (17/2), Baby participou da abertura do Carnaval no Centro Histórico do Pelourinho, Circuito Batatinha. De lá, ela atendeu ao pedido do Aratu On e falou sobre a importância do homenageado.

Através de texto divulgado pela sua assessoria de comunicação, Davi Moraes comentou da satisfação de ver o pai sendo homenageado dentro da Festa em que ele figurou de forma icônica e da oportunidade de participar das celebrações destinadas ao artista.

“Essa volta regada com a homenagem a ele, tem sido pra nós todos da família uma emoção indescritível. Agradecemos a cada um que tornou tudo isso possível! Daremos o nosso melhor nos palcos, de alma e coração, para todos que amam e cantam sua obra, deixando-a sempre cheia de vida para a eternidade!”, comemorou.

O show deste domingo acontece, a partir das 18h, em um trio elétrico parado na Praça Castro Alves: a Praça do Povo.