A abertura do Carnaval só acontece na próxima quinta-feira, mas hoje o Circuito Orlando Tapajós já vai entrar no clima da festa momesca. O trajeto, que vai do Clube Espanhol até o Farol da Barra, será tomado por foliões e 42 atrações, entre bloquinhos, fanfarras, charangas e outros grupos musicais. É o Fuzuê, um dos eventos de pré-Carnaval que garante a baianos e turistas um aperitivo sobre como será a folia em Salvador.

A concentração dos desfiles começa por volta das 14h. Quem for acompanhar as atrações vai percorrer cerca de 1,5 km da orla de Salvador, no contrafluxo do Circuito Dodô, saindo da Ondina em direção à Barra.

Junto com o Furdunço – que acontecerá amanhã, também no Circuito Orlando Tapajós -, o Fuzuê é realizado desde 2014, com a proposta de resgatar os antigos carnavais e valorizar os pequenos grupos musicais e manifestações culturais. Nos últimos anos, as festas têm arrastado famílias e foliões fantasiados que querem antecipar a animação momesca.

Atrações

Entre os nomes que vão se apresentar estão os grupos culturais Congos de Cairu, Careta do Acupe, Banda da Guarda Municipal, Grupo Cultural Barquinha de Bom Jesus dos Pobres e Gravata Doida. O bloco carnavalesco Paroano Sai Milhó é a atração que vai encerrar o Fuzuê. Segundo estimativa de Jackson Aldir, coordenador do grupo musical composto por 21 homens, eles devem começar o desfile por volta das 17h.

Aldir conta que o grupo desfila no Fuzuê, pelo menos, desde 2016.  Para ele, o evento costuma ter um público “mais família” e contribui para a mistura de gerações na folia. A escolha pelo evento é, segundo o coordenador do grupo, por considerá-lo mais tranquilo e seguro tanto para se divertir quanto para compartilhar sua música.

“É uma experiência muito diferente. A acústica é diferente. Não tem aquela aglomeração do trio, aquele empurra-empurra. Nos preocupamos muito em levar nosso público para um lugar mais tranquilo e seguro e o Fuzuê tem agradado a eles e aos músicos”, avalia o coordenador do grupo.

A principal diferença entre o evento deste sábado e o Furdunço é que  as atrações se apresentam sem o auxílio de um equipamento de som, por isso não há, por exemplo, trios ou mini trios. Já no evento de domingo, músicos como Tuca Fernandes, Felipe Escandurras, as bandas Mudei de Nome, Baianasystem e outros artistas entre as 53 atrações previstas vão se apresentar em cima de um trio elétrico.

Trânsito

Para a realização do evento, o tráfego de veículos será interditado na Avenida Oceânica, no trecho entre o Largo do Farol da Barra e o Largo do Camarão. O bloqueio acontecerá das 13h às 2h do dia seguinte. Haverá ainda a proibição de estacionamento em algumas vias adjacentes.

As linhas de ônibus que trafegam pelo local também vão ter o  itinerário modificado até a abertura da via. Para orientar o público sobre as mudanças e opções de deslocamento, agentes de trânsito e transporte estarão em pontos estratégicos do circuito.

Foi montado ainda para atender, exclusivamente, aos foliões do evento uma estrutura de saúde próximo ao Farol da Barra. O módulo assistencial instalado começará o atendimento às 12h e se estenderá até a 0h do domingo (12).

O equipamento conta com 20 leitos e com equipes compostas por 18 profissionais. Além disso, foram disponibilizados banheiros químicos e contêineres climatizados, distribuídos ao longo da avenida.