O presidente da Saltur (Empresa Salvador Turismo), Isaac Edington, afirmou nesta sexta-feira (27) que a ampliação do Carnaval para a Boca do Rio poderá ser implementada a partir de 2026. Batizado em homenagem ao cantor e compositor Moraes Moreira (1947-2020), o novo circuito foi aprovado pela Câmara de Vereadores, no último dia 17. Moraes foi o primeiro puxador de trio da história da folia baiana.

Segundo Edington, estudos preliminares demonstram que a expansão da festa para a orla desafogaria o circuito Barra Ondina (Dodô), cujos acessos no ano passado foram fechados devido à superlotação.

A ideia seria deslocar para aquele trecho blocos, trios independentes e grandes equipamentos, como camarotes. O percurso final é até a praia de Patamares.

“A gente acha que tem acessibilidade que poderá funcionar melhor. A gente também acha que pode ser interessante essa mudança”, disse o presidente da Saltur em entrevista à rádio A Tarde FM.

“O Carnaval da Barra sofreria um processo de transformação também muito positivo, abrindo mais espaço para entidades culturais, sem equipamentos eletrônicos, reduzindo ali um pouco o circuito, não tendo que montar toda aquela infraestrutura, que de fato os moradores se queixam bastante”, avaliou.

Segundo ele, 160 equipamentos, incluindo trios, desfilam hoje na folia momesca da capital.

Eddington afirmou que, além do aumento de público, a perda de espaços que deram lugar a empreendimentos imobiliários entre a Barra e Ondina também contribuíram para estrangular o circuito.

 

“Vamos fazer esse Carnaval. Vamos aguardar mais um pouco. Vamos pegar o resultado de tudo isso e, novamente, se houver um desejo do trade do Carnaval, e sobretudo, o que eu acho mais importante, uma coalizão desses interesse de fazer uma ampliação”, afirmou.