O candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), destacou durante sabatina promovida pelo “VI Fórum do Carnaval “, nesta quarta-feira (18), que a festa momesca reflete as desigualdades e as opressões vivenciadas todos os dias pela população soteropolitana.

“O carnaval expressa a alma do nosso povo, mas, infelizmente, expressa também as nossas desigualdades. O carnaval é uma arena de lazer, mas é também uma arena que evidencia diversas opressões”, disse Kleber Rosa.

O prefeiturável salientou o “quadro degradante” dos ambulantes na festa carnavalesca da capital baiana. “Os ambulantes são fundamentais para a realização do carnaval e ainda precisam pagar para trabalhar. Não recebem nenhum tipo de apoio da prefeitura como auxílio-alimentação e local para realização das necessidades fisiológicas”, lamentou o candidato.

 

Ao ser questionado sobre a possibilidade do circuito do carnaval ser transferido da Barra-Ondina para a Boca do Rio, o prefeiturável disse que “não vê com bons olhos” a possibilidade de mudança e pontuou que o projeto precisa ser apresentado e discutido com “quem faz o carnaval” e com a população soteropolitana.

“Não pode ser uma posição monolítica do prefeito. Sem discussão e sem diálogo com a sociedade civil e com os grupos que organizam o carnaval. Avalio como extremamente arriscado que o prefeito adote uma mudança tão brusca. Não se rompe com a tradição apenas com um decreto”.

Participação de Reginaldo Santos, presidente da comissão de ética do Carnaval, na mediação com o Candidato Kleber Rosa, no Fórum do Carnaval.