Em espaço inédito, o Festival RoZê de São Joaquim acontece nos dias 7 e 8 outubro, na Casa Pia, Cidade Baixa, trazendo em sua programação: shows musicais, atrações circenses, recreação infantil, espaço para bebês, contação de histórias e oficinas e a feira de empreendedorismo criativo e feminista, BaZá RoZê, idealizada pela jornalista Brenda Medeiros reunindo diversos segmentos, como moda, artesanato, cosméticos, decoração, gastronomia, e muito mais. “É uma alegria estar na Casa Pia, um patrimônio histórico da cidade. Além de se abraçar entre si, com todas as possibilidades de troca afetivas e de empreendedorismo, a gente está também abraçando uma causa social. Estamos juntas em um movimento de arte, cultura, empreendedorismo e solidariedade”, anuncia a curadora Brenda Medeiros.

A Casa Pia é um equipamento fundado em 1799 que abriga um importante projeto filantrópico. No imóvel secular, patrimônio mundial da UNESCO, funciona a Escola Ecológica Casa Pia que atende gratuitamente 200 crianças da educação infantil em período integral. “Muita gente não conhece a Casa Pia. Para nós vai ser uma alegria que as pessoas venham e se encantem com a feira e com a nossa história, e ainda ajudem a manter nosso projeto filantrópico”, convida o conselheiro da instituição Rodolfo Tourinho.

No pátio de 2300 metros quadrados, cercado de muito verde, acontecerá o Festival RoZê de São Joaquim. Empreendedores de marcas criativas e autorais e artistas vão ocupar a Casa Pia com uma programação cultural de mais de 10 horas no próximo final de semana. O público terá acesso às apresentações através de um ingresso social no valor de R$ 15, cuja renda será revertida para manter e ampliar as atividades da Escola Ecológica Casa Pia.

Além dos expositores de moda, acessórios, cosméticos, gastronomia, arte, produtos infantis e literários, tem também muita música com a DJ MAY, shows de ANA BARROSO, com dois convidados especiais. GUIGGA, artista do sertão baiano, premiado com o Caymmi de Melhor Intérprete, e o poeta, cantor e compositor FATEL, de Juazeiro. E tem ainda a participação de JULIANA RIBEIRO com o show Na Moral, Moraes, uma homenagem ao eterno artista baiano.

A programação continua com shows da CANASTRA REAL, MICROTRIO do músico IVAN HUOL, palhaçaria da TRUPE RAIZ DO CIRCO, performances e espetáculos circenses em tecido acrobático e dança com a CIA CIRCONSTANCE formada por PAULINE ZOÉ E ALEXIS AYALA. Nos dois dias de evento, as famílias vão poder prestigiar gratuitamente contação de história para as crianças com a presença das escritoras Palmira Heine, Ana Dantas, Cris Prado, Regina Luz, Katiana Rigaud, Sintia Aquino, Jaqueline Santos e Marcela Rosa.

Nesta edição, uma novidade será a realização de oficinas criativas com expositoras que irão compartilhar com público saberes e talentos artísticos. Entre as opções tem a DE ESCRITA EM MONOTIPIA, ORIGAMI, ARGILA, EMBALAGEM CRIATIVA e a de GRAFISMO INDÍGENA PATAXÓ. As inscrições para as oficinas acontecem no local mediante contribuição social. As vagas são limitadas. Mais informações no instagram @bazaroze.

Confira a programação:

SÁBADO, 07 DE OUTUBRO
A partir das 13h, Feira RoZê
Às 13h30 e 15h – Espetáculo da Trupe Raiz do Circo. Palhaçaria, brincadeiras antigas, cantigas e brinquedos populares.
Entre 13h e 16h – DJ May com fortes referências da sonoridade regional e novos talentos da música nacional.
Das 13h às 18h – Infância Corrupião brincâncias para bebês e crianças e atividades ludirecreativas. Às 16h – ‘Folia Crianceira’ com Canastra Real – músicas de folia e cancioneiro popular.
Às 17h – Companhia circense “Por Acaso”, dança acrobática, parada de mão, bambolê, roda cyr e acrobacias aéreas.
Às 19h – Show de encerramento “Na Moral Moraes” da cantora Juliana Ribeiro, uma homenagem ao eterno Moraes Moreira.

DOMINGO, 08 DE OUTUBRO
A partir das 13h, Feira RoZê
Entre 13h e 16h – A DJ May com fortes referências na mistura de ritmos com sonoridade regional misturando novos e antigos talentos da música nacional.
Das 13h às 18h – Apresentações da Infância Currupiao trará brincâncias para bebês e crianças.

Às 16h – Pauline Zoé com o espetáculo “Esfera”, que traz performances emocionantes com a roda cyr.
Às 17h – A artista baiana Ana Barroso apresenta seu show autoral com clássicos da música romântica. Participações dos artistas Guigga e do poeta, cantor e compositor juazeirense Fatel.
Às 18h30 – O artista Alexis Ayala e sua performance com fogo A Sétima Chama.
Às 19h – O MicroTrio de Ivan Huol. No repertório, clássicos de Luiz Caldas, Gerônimo, Vevé Calazans, Moraes, Armandinho e Riachão, além de composições autorais.

AGENDA DAS OFICINAS:
SÁBADO
15H OFICINA GRAFISMO INDÍGENA PATAXÓ 16H ESCRITA EM MONOTIPIA
17H ORIGAMI
DOMINGO
15H OFICINA GRAFISMO INDÍGENA PATAXÓ 16H ARGILA
17H EMBALAGEM CRIATIVA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
Horários
Sábado, 07/10
15h Ana Dantas – O sambar do Ribombar
15h30 – Sintia Aquino – O cabelo de Arthur
16h- Katiana Rigaud – Todo mundo é muita gente 16h30 – Palmira Heine – Chapeuzinho no Pelô
17h – Cris Prado – Clara e o pé de chulé
Domingo, 08/10
15h – Regina Luz – Eva
15h30 – Jaqueline Santos – Ted e Tuly
16h – Katiana Rigaud – Todo mundo é muita gente 17h – Marcela Rosa- A princesa esperada

SERVIÇO:
O QUÊ? Festival RoZê de São Joaquim
QUANDO? 07 e 08 de outubro, das 13h às 21h
ONDE? Casa Pia de São Joaquim (Avenida Engenheiro Oscar Pontes, 375, Calçada) QUANTO? Ingresso Social: R$ 15,00
Pagamento via PIX CASA PIA: CNPJ 15.235.302/0001-16
POR QUE? Renda dos ingressos será revertida para manter a Escola Ecológica da Casa Pia

Foto: Divulgação/ Assessoria