Os trios elétricos, minitrios, microtrios, carros de apoio e outros veículos que vão agitar o público no Carnaval 2023 de Salvador começaram a ser vistoriados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A inspeção, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, prossegue até o dia 16, data de início oficial da festa com a entrega da chave da cidade.

A expectativa é de que a demanda seja maior do que o da última folia, em 2020, quando 116 veículos foram vistoriados.

Na averiguação, a regularidade da documentação de veículos e motoristas junto a Detran, Crea-BA e Sefaz-BA é conferida. As inspeções acontecem por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aqueles que não forem aprovados devem realizar correção do problema e passar novamente por nova avaliação.

Segundo o diretor do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto do DPT, Joel Raymundo Santos Filho,  entre as avaliações dos peritos estão a verificação das condições dos pneus, sistema de direção, suspensão e freios. “Um dos aspectos principais que destacamos no nosso trabalho, acompanhado inclusive por nossos peritos, é a avaliação do sistema de freios, porque eles são testados – cada eixo, cada roda – e quando há peças danificadas, nós solicitamos a substituição”, detalhou.

O subcomandante de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, major Marcos Moreira, explicou que a perícia da corporação envolve o guarda-corpo (parte superior do trio, que deve ter no mínimo 1,10 metro); quantidade de extintores e principalmente o gerador de energia. “Muita gente desconhece, mas o gerador de energia possui tanque de combustível de até 200, 300 litros. Então tem que ter um cuidado especial”, frisou o major.