O diretor da Central do Carnaval e presidente do Conselho do Carnaval, Joaquim Nery, afirmou ao OFF News que a decisão do governo da Bahia de retornar com as medidas restritivas, que vão dá obrigatoriedade no uso da máscara à exigência de cartão de vacinação para acesso em eventos, após o crescimento de casos do Covid, pegou de surpresa os responsáveis pela realização do Carnaval.

“Estamos esperançosos em que essa decisão do governo do Estado objetiva conter muito rapidamente essa nova onda da COVID 19. Não temos visto decisões impositivas semelhantes em nenhum lugar do Brasil e/ou do Mundo. Se a decisão do Governo for eficaz, muito rapidamente esta restrição deixará de ser necessária e tudo volta ao normal”, destacou Nery.

“A medida pegou toda a Bahia de surpresa. Não fomos consultados nem comunicados previamente, e aparentemente nenhuma instituição ou associação ligada ao comércio, turismo e entretenimento também não”, conclui o presidente da Central do Carnaval.

Apesar da surpresa, o presidente do Comcar demonstrou otimismo que os atos de prevenção não se estenderão ao período festivo que iniciará em meados de fevereiro. Ele destaca que há uma vontade grande de realizar o festejo que estava suspenso desde o período da Pandemia.

“Caso haja uma flexibilização no decreto, não acreditamos em impactos maiores sobre o Carnaval. A vontade de fazer a festa é tão grande que teremos sim um grande carnaval.
O decreto saiu essa semana, ainda não tivemos nenhuma reunião formal, mas estamos mobilizados permanentemente.
Precisamos estar juntos com o governo no sentido e estimularmos as campanhas de vacinação e acompanhamento do passaporte vacinal. Dessa forma ajudamos ainda mais no controle desse surto viral”, destacou o gestor do Comcar.