O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, afirmou nesta quarta-feira (31) que o Ara Ketu participará do Carnaval 2024. Segundo ele, a prefeitura procurou a banda para negociar sua presença na festa. A declaração ocorre um dia após repercussão de um comunicado em que o grupo chamou o cachê da gestão municipal de “humilhante” e informava sua desistência da folia.

“Para nós, isso está resolvido desde ontem [quarta-feira]. É muito natural que os artistas recebam por email propostas e retornem com contraproposta. Isso foi parar nas redes sociais. Ontem mesmo minha equipe entrou em contato [com o Ara Ketu] e fechou tudo. Então, para nós, desde ontem antes de meio-dia, isso já estava sendo resolvido, a proposta de cachê que eles fizeram”, declarou Edington em entrevista à imprensa durante apresentação dos serviços municipais no evento momesco.

Apesar da queixa do Ara Ketu quanto ao cachê, o secretário diz que não houve incremento no valor. Ele explicou que, além da proposta requisitada pela banda, a prefeitura também fornecerá o trio elétrico do grupo.

“Fazemos questão que o Ara Ketu participe do Carnaval. Da parte da prefeitura está tudo certo”, disse Edington.

Na nota oficial, o grupo afirmou ainda ter recebido “classificação estranha” no Ouro Negro — programa do governo do Estado que beneficia blocos afro, afoxés e de matriz africana em geral. Até a publicação deste texto, a Secult estadual ainda não havia se manifestado sobre o caso.

O Ara Ketu, que está completando 44 anos, se apresentará no dia 8 de fevereiro no Circuito Dodô (Barra-Ondina).