“É verão, sei lá… Dá uma vontade boa de se dar” é um verso dos muitos hits que a banda Jammil e Uma Noites inseriu na trilha sonora da estação no Brasil e celebra o que talvez seja a temporada mais aguardada pelos brasileiros. Para o grupo, o período que compreende de dezembro a março será de muito trabalho e estreias de projetos. No dia em que o verão tem início no hemisfério Sul, 22 de dezembro, a banda já garante ao público da cidade o primeiro pôr do sol da estação regado à música. A partir das 16h desta sexta-feira, o Jammil estreia, na Ribeira, a versão itinerante do “Vamos Ver o Pôr do Sol”, com um show gratuito em um trio elétrico pranchão no bairro – o primeiro de uma série de outros sete que também receberão as edições especiais da festa durante a estação.
Tradicional no calendário da cidade, o projeto vai distribuir, em cada uma das edições, cartilhas gratuitas com informações sobre cuidados com a saúde no período marcado pelas altas temperaturas. A estreia da edição especial contará ainda com atividades na Ribeira, como vôlei, skate e uma feira com barracas vendendo produtos característicos do verão, reforçando o caráter social do “Vamos Ver o Pôr do Sol”, que faz parte da história da festa.
Para começar a esquentar a abertura oficial da temporada, hoje (19), a banda lança o clipe de “Já bateu saudade”, que integra um EP com inéditas apresentado em novembro, o “I Love Jammil”. Ela traz o líder do grupo, Rafa Barreto, como um dos compositores, em parceria com Velho Marlon, ÉoCROSSS e Pierrot Júnior. O clipe está disponível no canal do Jammil no Youtube e traz um cachorro como um dos protagonistas do audiovisual. A ideia, explica o grupo, é chamar a atenção para os cuidados que se devem ter também com os pets durante a estação, período em que os animais também sofrem com as altas temperaturas e, nas férias, cresce significativamente os casos de abandono. Outras ações que chamam atenção para o problema serão adotadas ao longo da temporada.
Já na sexta-feira, outra novidade. O Jammil apresenta ao público um audiovisual gravado em um rooftop na Barra, em Salvador (circuito do Carnaval), com dez músicas, sendo três do EP “I Love Jammil” (uma com a participação de Filhos de Jorge, presentes na gravação), uma inédita – com a participação de Márcio Victor (Psirico) – e releituras de clássicos da banda.
Com mais de 25 anos de história, o Jammil continua se reinventando e apostando em novidades que posicionam a banda como uma das mais ativas do atual cenário musical, movimentando a cena com diversos lançamentos ao longo do ano e uma extensa agenda de shows. Para a estação que começa na sexta-feira, o grupo tem marcado ainda shows em cidades como São Paulo, Curitiba, Fortaleza e Salvador, e, além das apresentações itinerantes na capital baiana, terá um carnaval movimentado com dois dias de pipoca na cidade e apresentações em São Paulo, Minas Gerais e Tocantins.
Sobre o Vamos Ver o Pôr do Sol
O “Vamos Ver o Pôr do Sol”, trecho da música “Colorir Papel”, trilha da novela Fina Estampa (TV Globo) e com mais de 18 milhões de execuções nas plataformas de áudio, estreou em Salvador em 2016 e desde então realiza edições regulares na Ponta de Humaitá com fãs fiéis que lotam o projeto. O show tem início ao final da tarde, tendo o pôr do Sol na Baía de Todos os Santos como principal cenário. Isso porque a banda se apresenta em um palco vazado no fundo e laterais, permitindo que a paisagem natural seja parte da apresentação. No primeiro domingo de dezembro, a edição recebeu o público com uma ação gratuita de distribuição de água e picolé Capelinha, marca que está presente na vida dos baianos desde 1972. Com os termômetros marcando 31°, a iniciativa é uma preocupação de oferecer conforto a quem foi participar do projeto.