A Secretaria estadual do Turismo (Setur-BA) estima que 1,5 milhão de pessoas visitem o estado durante os festejos juninos. De acordo com o governo baiano, a receita prevista para este período é de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. Para atender a demanda, o Executivo estadual, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), realizou uma série de ações de segurança viária, com um investimento de R$ 3,8 milhões.
Entre os trabalhos executados pela Seinfra estão a manutenção e a sinalização de mais de dois mil quilômetros de rodovia, além da fiscalização das BAs e BRs com maior movimento nesta época. Alguns trechos já foram entregues e outros serão finalizados esta semana, antes das festas de São João.
O titular da pasta, Sérgio Brito, explica que, embora os serviços sejam realizados com regularidade, durante os festejos, a movimentação de veículos exige uma atenção especial às rodovias. “No São João, a estrada é o modal mais utilizado para chegar aos municípios. É importante lembrar que o motorista deve dirigir com atenção, obedecer à sinalização e evitar ultrapassagens em trechos de faixa contínua”, destacou o secretário.
Destinos mais procurados
Os destinos mais procurados entre os baianos e os visitantes durante as celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedr, conforme informações da Setur-BA, são as cidades de Amargosa, Cruz das Almas; Senhor do Bonfim; Santo Antônio de Jesus; Cachoeira; Conceição do Jacuípe; Euclides da Cunha; Ibicuí; Irecê; Mucugê; Piritiba; São Sebastião do Passé; Itaberaba e Mata de São João.
Atenção no trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) pede atenção à revisão dos veículos e atualização dos documentos do condutor e do carro antes de iniciar viagem. “Álcool e direção não combinam. Condutores e pedestres devem estar atentos às precauções e isso significa que muitos sinistros podem ser evitados, garantindo que todos cheguem ao destino em segurança. Hidrate-se bem, faça refeições leves e procure ter uma boa noite de sono na véspera da viagem”, detalha Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran-BA, sobre os cuidados que podem prevenir acidentes, autuações e apreensões de veículos. Ele orientou ainda a programar paradas de reabastecimento, no caso de viagem longa.