Durante assinatura de ordem de serviço para a requalificação do teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), nesta segunda-feira (19), em Salvador, o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, anunciou que sua gestão costura novas parcerias com o governo Lula, para estender a revitalização para outros equipamentos culturais no estado.
“Estamos buscando, em diálogo com o governo federal, apoio para uma reestruturação dos espaços culturais como um todo. Porque nós sabemos que nós temos uma grande cadeia de equipamentos, muitos com necessidade de melhoria na sua estrutura, de modernização. No entanto, o orçamento que nós temos acaba sendo como um paliativo”, informou o titular da Secult, em entrevista ao bahia.ba.
Na ocasião, o secretário destacou ainda que a assinatura do ordem de serviço pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta segunda (19), tem um “sentido muito especial”, visto que o Irdeb, por meio da TVE e da Rádio Educadora, já atua como “grande parceiro da Cultura” na Bahia.
“[O Irdeb] é um grande divulgador, incentivador da nossa Cultura, então isso só vem a dar mais uma oportunidade, é um passo a mais com esse espaço agora que vai voltar a ser palco de muitas manifestações artísticas e culturais no estado”, concluiu Monteiro.
Com investimentos de R$ 4,5 milhões, a reforma prevê uma ampliação para comportar até 161 espectadores. O projeto inclui ainda melhorias na iluminação, refrigeração e sonorização, além de novas poltronas. Também serão construídos novos camarins, sanitários, foyer e um café para atender ao público que frequentará o local.