A secretária municipal de Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos, em conversa com o bahia.ba, confirmou que de um universo de 82 testes de Covid-19, apenas quatro deram positivo nos seis dias do carnaval. “Ainda assim, sem agravamento. Um número muito positivo, o que significa que nossa barreira sanitária funcionou, levando em conta que de um modo geral quem tinha sintoma, quem procurou as unidades de atendimentos ou a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] dos Barris, quando testados eram síndromes gripais, viroses, síndromes respiratórias, mas não era Covid-19”, frisou a secretária.
Matos elencou ainda que essa testagem é bem específica e um índice de 0,5% é muito bom. “Portanto, volto a reiterar que a marca desse carnaval foi a prevenção”.
Por fim, a gestora reforça a importância de se completar o ciclo vacinal. “A imunização é importantíssima para vencermos a batalha contra o vírus, por isso peço que aqueles que ainda não completaram o ciclo compareçam aos postos para continuarmos mantendo Salvador livre de casos mais graves da doença”, concluiu.
Para o bahia.ba, a vice-prefeita antecipou não acreditar que haja um surto de coronavírus pós-carnaval na capital baiana.