Morreu, no domingo (22), o produtor cultural Sergio Roberto dos Santos, idealizador da Noite da Noite da Beleza Negra do bloco afro Ilê Aiyê. Ele foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A informação foi confirmada pelo presidente do bloco, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê.

Nas redes sociais, Vovô do Ilê lamentou a morte do produtor cultural e prestou uma homenagem ao legado deixado por Sérgio. “O idealizador da noite da Beleza Negra nos deixou no dia de Hoje, uma data muito triste para os amigos e familiares, mas seu legado segue firme na nossa memória, Sérgio Roberto faz parte da história do Ilê Aiyê. Será recebido no Orum com festa e Alegria pois assim era sua personalidade”, escreveu o presidente do Ilê.

Sobrinha de Sérgio, a secretária estadual da Igualdade Racial e dos Povos Tradicionais, Ângela Guimarães, também prestou sua homenagem destacando a personalidade de Sérgio e a contribuição dele para a cultura baiana. “Hoje é um dia de muita tristeza para nossa família e amigos/as… comunicamos a passagem para o Orun, deste ser humano de luz, íntegro, solidário, amigo”, escreveu.

Também lamentaram a morte do produtor cultural o presidente do Olodum, João Jorge, e a ex-secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana.

Sergio Roberto criou a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê em 1975, com o objetivo de resgatar a autoestima da mulher negra. Ele foi também conselheiro do Olodum, tradutor, artista plástico e um dos pioneiros das lutas LGBTQIAP+ na Bahia.