O Ilê Aiyê seleciona nesta segunda-feira (19), às 15h, na Senzala do Barro Preto, as 15 finalistas da 42º Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê. A coroação acontece no dia 21 de janeiro, quando o bloco afro mais antigo do Brasil elegerá a sua Deusa do Ébano 2023.
Após dois anos sem acontecer por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a Noite da Beleza Negra volta à cena como uma das festas do calendário de verão da Bahia. Entre os critérios para a seleção da nova Rainha do Ilê Aiyê estão o nível de consciência cidadã em relação ao papel da mulher negra na sociedade e a performance em dança afro, uma vez que se apresentar ao lado da Band’Aiyê é uma das suas atribuições durante o reinado.
A vencedora da 42ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2023, quando o Ilê Aiyê dedica o seu tema ao centenário do angolano Agostinho Neto. Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está sendo ocupado por Gleiciele Teixeira Oliveira, que conquistou o título em fevereiro de 2020 e, em caráter inédito, cumpre seu terceiro ano de reinado devido às circunstâncias impostas pela pandemia.
Foto: Lucas Rosário