A novela sobre a possibilidade de mudança do circuito Barra-Ondina, um dos principais do carnaval de Salvador, para a orla da região do Centro de Convenções, na orla atlântica da cidade, ganhará um novo capítulo nesta terça-feira. Isso porque, o Conselho do Carnaval, o Comcar se reúne e deve, ao menos, indicar um sinal verde ou vermelho para a mudança em 2023.

A assembleia marcada para esta terça-feira (26) contará 32 integrantes do conselho que têm direito a voto. De associações de artistas, donos de trio, de camarotes a entidades da segurança pública, da saúde e da imprensa participam do debate.

No entanto, a Empresa Salvador de Turismo (Saltur) da prefeitura destaca que a assembleia desta terça não resultará em uma decisão imediata. Além disso, o Comcar é consultivo, ou seja, a prefeitura de Salvador não tem obrigação de acatar a decisão tomada pelo conselho.

“(A mudança) está em discussão. Não há expectativa de uma votação. O que está sendo discutido é iniciar os estudos para que sejam apresentados opções, contribuições, para aí sim, até o final de agosto, os técnicos se debruçarem para aí sim, avaliar entre prós e contra. O carnaval é muito maior do que a discussão sobre um circuito”, disse Isaac Edington, presidente do órgão.

“Já existe um pré-julgamento sobre o que está acontecendo. Muita calma nessa hora. Vamos aguardar o que deve ser tomado pelos técnicos após serem concluído os estudos, e depois passar pelo prefeito. É preciso descontruir isso de decidir algo nesta terça. Não é isso”, afirmou Isaac.

“É preciso ter calma para se polemizar a partir de um circuito. Artistas se manifestaram que são contra, mas também falaram que não conhecem o projeto, então como pode ser contra algo que nem conhece? Temos que pesar os pró e contra e decidir o que é melhor para a cidade e não para grupo A ou B”, disse.