Olá a todos,
Já há alguns anos o trade do Carnaval tem discutido bastante sobre a necessidade de se criar um novo circuito para que possamos desobstruir o circuito da Barra, que tem ficado inviabilizado nos últimos anos em função do grande fluxo de pessoas nas ruas.
O circuito na orla sempre foi uma alternativa desejada pelo trade do carnaval quando era discutido a criação de um novo circuito, já tendo sido experimentado em momentos anteriores. Teria melhores soluções de trânsito, impacto urbano, infraestrutura, além de suportar por mais tempo um crescimento da população de Salvador e de foliões no Carnaval.
Seria feito um projeto arquitetônico de toda a área entre o Centro de Convenções e a “Terceira Ponte”, contemplando todos os equipamentos necessários para um grande circuito: Áreas de serviços (A&B), banheiros públicos, espaços para Polícia Militar, civil e para Secretarias de Saúde, arquibancadas públicas e privadas, palcos para shows e a identificação da capacidade de suporte do folião pipoca, etc.
Precisamos, porém, ampliar essa discussão para toda a comunidade carnavalesca, Conselho do Carnaval, foliões, blocos de todos os tipos, artistas, trade turístico, Prefeitura de Salvador, Governo do Estado, Polícia Militar, serviços de trânsito, Secretarias de Saúde, etc.
Esse debate surgiu essa semana, com uma entrevista dada pelo representante da Associação de Moradores da Barra, para José Eduardo Bocão, que acabou pautando toda a imprensa baiana, que quis saber detalhes sobre essa possibilidade.
A partir daí surgiu essa discussão tentando esclarecer quais as possibilidades para essa mudança que por enquanto está em fase inicial de estudos. Quais as vantagens e desvantagens. Ouvir todos os “atores” envolvidos, com um único objetivo. Fazer em 2023 o maior e melhor carnaval que já houve em Salvador.
Por enquanto é apenas um grande debate, que está envolvendo diversos segmentos do Carnaval e que poderá ser transformado em proposta, caso haja desejo da maioria daqueles que fazem o Carnaval de Salvador e que são representados pelo COMCAR.
Acho que se mostrarmos aos foliões os grandes problemas que existem no atual modelo do Carnaval e as vantagens de uma evolução, poderá haver uma aceitação sobre um novo circuito e em qualquer hipótese, ela só pode acontecer se os foliões aderirem à ideia.
Acredito que seria uma evolução para o futuro do Carnaval, com inúmeros benefícios, como ampliação do espaço, um desfile mais uniforme e organizado, benefícios na logística de circulação da cidade, segurança etc.
O novo circuito, que está sendo discutido ficaria entre o Centro de Convenções e Patamares.
Ele não elimina a possibilidade da manutenção de um carnaval na Barra, nem dos circuitos atuais já existente. Uma das opções é manter na Barra um carnaval alternativo, sem os grandes equipamentos e grandes blocos, que seriam transferidos para a orla.
Outra questão fundamental para que o circuito possa ter sucesso é o fortalecimento do circuito do Campo Grande, com o deslocamento de grandes atrações para esse lado da festa, além de melhorias e manutenção dos outros circuitos já existentes: Batatinha, Mãe Hilda, Sérgio Bezerra, Riachão, Mestre Bimba, Orlando Tapajós, além dos carnavais dos bairros.
Vamos marcar uma primeira reunião do COMCAR para a próxima quarta-feira, às 11h. Até amanhã, confirmo o local.
Um abraço a todos
Joaquim Nery Filho
Presidente do COMCAR
Por Reginaldo Santos(Reginaldo do Carnaval ) DRT/Ba 5769