A possibilidade da mudança do circuito Barra-Ondina para a região da Boca do Rio também é vista com bons olhos pela Empresa Salvador Turismo (Saltur). Conforme divulgado anteriormente pelo Bahia Notícias, a proposta, que já circula entre as entidades que fazem a festa, sugere como uma das hipóteses que o novo circuito se inicie no Parque dos Ventos e vá até a região da Avenida Pinto de Aguiar. Outro ponto defendido pela Saltur é de que o circuito da Barra permaneça com as festas que antecedem a folia como o Fuzuê e o Furdunço, além das apresentações tradicionais das fanfarras.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias o presidente da Saltur, Isaac Edington, explicou que as propostas são muitas e o diálogo ainda é incipiente, mas que uma mudança esperada para 2023 só ocorrerá se for para valorizar a festa. Para o presidente, a mudança do circuito se justificaria pelo aspecto do conforto dos foliões, além de uma melhor aplicação de estratégias do ponto de vista da Segurança Pública.

 

“Na Barra a gente já tem essa dificuldade com espaço. A Segurança Pública já se manifestou falando de um Carnaval bastante saturado e que acaba ficando desconfortável para o turista e para o folião. Ao mesmo tempo a gente pode fortalecer o Carnaval tradicional, fortalecer o Carnaval do centro da cidade. Temos que pensar em tudo isso e não apenas em acomodar um novo circuito. Agora, se esse novo circuito tem um potencial e se a gente tem a possibilidade de ter um Carnaval com os blocos, com todas as entidades e com o fortalecimento do turismo e da hotelaria em um lugar melhor que se adeque a operação e realização será muito bem vindo”, disse.

 

Edington disse ainda que, caso a mudança ocorra, a gestão priorizará a manutenção de eventos já consolidados na região da Barra, visando assim aumentar as possibilidade para que o folião aproveite a festa. “Não vamos poder abandonar a Barra. Acho que a Barra tem espaço muito interessante. A gente tem lá o circuito Sérgio Bezerra, as fanfarras. Acho que isso pode ser aprimorado transformando a Barra em um local diferenciado do Carnaval e com uma outra pegada. Acho que tudo isso tem que ser discutido”, ponderou.

 

CIRCUITO PARQUE DOS VENTOS

De acordo com o presidente da empresa, a discussão que ganhou força nos últimos dias já ocorreu em outros momentos, mas foi retomada com a posse do novo Conselho do Carnaval. “Uma das coisas que tem se colocado nessa hipótese inicial e que a festa se inicie naquela área do Parque dos Ventos. Lógico que ainda vai se começar a discutir com todos os envolvidos, analisar as questões técnicas para que se comece ali e vá até aproximadamente a Avenida Pinto de Aguiar. Algo nessa, linha, mas ainda é algo incipiente”, revelou ao BN.

 

A ideia versa ainda sobre a possibilidade de que sejam implantados camarotes nos canteiros centrais da região, além de outros equipamentos voltados ao entretenimento do público. “Algo que hoje se torna inviável na Barra, onde você tem equipamentos imobiliários e que já ocupam os espaços”, ponderou.