A Portuguesa Maluca – O Grande Banquete, é o nome do quarto livro do escritor angolano (que ama a Bahia) Ricardo Ferreira (editora Astrolábio). Trata-se de uma reunião de textos escritos ao longo dos últimos anos, uma mesa farta de estilos, ideias, opiniões, pensamentos e reflexões, no qual o leitor poderá degustar todos de uma só vó vez ou ir se deliciando aos poucos.

O artista plástico Bel Borba, assina todas as ilustrações presentes na obra e é dele também a ideia do título, um apelido entre amigos, que define bem a alegria apaixonante que Ricardo tem pelas letras, a culturas e os povos destes três países onde viveu. (Brasil, Angola e Portugal) “Uma vida numa gota (de vinho). Tudo começa numa gota de vinho radiante e é uma gota Portuguesa Maluca com certeza”, descreveu Bel.

O lançamento será  no dia 07 de abril, às 19h, na Acervo Galeria de Arte, na Alameda dos Umbuzeiros, 25, Loja 3, bairro do Caminho das Árvores. “Não escrevo para mim e sim para aqueles que me dão um pouco da sua atenção. As crônicas surgidas de instantes e ápices diferenciados do nosso dia a dia, pautado pelas transformações rápidas, algumas vezes dramáticas e teatrais, outras prazerosas e divertidas. ”, explica o escritor. O livro A Portuguesa Maluca, já poder ser comprado em todo o mundo através dos sites, no Brasil já esta em diversas librarias, entre elas da Atlântico Editora, Livraria Cultura, Martins Fontes Paulista, Livraria Travessa e outras, e em Portugal na Fnac, Chiado ou outras mais.

O escritor Ricardo Ferreira é ainda consultor empresarial e palestrante, nasceu em Benguela, no sul de Angola, se formou homem em Lisboa, Portugal, para onde foi com a família aos nove fugindo da guerra no país africano. Chegou ao Brasil duas décadas depois, ao passar férias em Salvador e não saiu mais. As vivências da vida por três países lusófonos deram origem à trilogia literária “O Grande Banquete”, “A Transformação e o Templo”, “Viagens à Nossa Volta” e “Eles e Elas e os Risos do Fado”).