/sobre-nos /sobre-nos /sobre-nos
Home O Carnaval no Mundo Carnaval na Roma Antiga

O carnaval é uma festa que tem origens na Antigüidade, mas não há um acordo sobre o evento que o criou. As primeiras referências ao carnaval estão relacionadas à festas agrárias. Essas festas se realizavam na primavera, quando as pessoas saíam das cavernas em que se protegiam o severo frio e comemoravam com cantos e danças o tempo que se assemelhava à primavera. Celebravam a alegria de poder ver o sol, de plantar, ter alimentos e espantar as coisas ruins.

Em Roma, havia a Saturnália, em homenagem a Saturno, deus da agricultura dos antigos romanos. Dizem as lendas que Saturno pregava a igualdade entre os homens e foi quem ensinou a arte da agricultura aos italianos. Expulso do Olimpo, Saturno chegava com na primavera e era saudado com festas e um período de liberação das convenções sociais. Durante as Saturnálias os escravos tomavam os lugares dos senhores. Não funcionavam os tribunais e as escolas. Os escravos saiam às ruas para comemorar a liberdade e a igualdade entre os homens, cantando e se divertindo em grande desordem. Essas festas aconteciam de 17 a 19 de dezembro.mas, com a reforma do calendário e a inclusão de mais dois meses, julho e agosto, em homenagem aos imperadores romanos Júlio Cesar e Augusto formam transferidas para fevereiro.

Há relatos de que no tempo das Saturnais todos os participantes e os escravos podiam dizer verdades a seus senhores indo até ao extremo de ridicularizá-los do jeito que bem entendessem. ......No século XVIII, um novo modelo de carnaval (pós-moderno) começa a se delinear, fixando-se nas cidades de Nice, Roma e Veneza e irradiando-se para o mundo inteiro. Esse modelo de carnaval é o que ainda hoje identifica a festa, com mascarados, fantasiados e desfiles de carros alegóricos e que muitos autores consideram o verdadeiro carnaval.
 
Dê sua opinião
O que você mais gosta de fazer durante o Carnaval?
 
Pesquisa no Site